Da eterna finalização de um livro: a dor de cabeça da revisão

01/08/2018 13h06 - Atualizado 01/08/2018 13h10

E aí, gente?

Nossa, ando sumida de minha página.

Também pudera: andava às voltas com o lançamento de meu livro novo, ” O Mistério do Carimbo Mágico”, ocorrido no último dia 23 de julho, e gravando meus vídeos para o Canal do Youtube Casa de Leitura- Cláudia Sepé ( passem lá e deem uma conferida. É tudo caseiro “meeeeesmo”.).

Bem, mas, no post de hoje, quero falar sobre o quão penosa é a tarefa de revisar o texto bruto do livro que pretendemos publicar. Não bastasse todo o processo de criação, que é árduo ( imaginem um roteiro de cinema!), mal comparando, é quase a mesma coisa: todas as peças do quebra-cabeça precisam encaixar perfeitamente, ainda precisamos nos ocupar da sintaxe, ortografia e acentuação. Ora, quem me conhece deve pensar, barbada, para uma professora de português. Ledo engano! Quando o texto é nosso, de tanto lidarmos com o mesmo material por um longo tempo, já não conseguimos mais enxergar os erros, as contradições e tantas ” sujeirinhas” mais que ficam a poluir o que foi escrito.

Por isso é fundamental que outros sujeitos leiam aquilo que escrevemos, porque, para eles, o material é novo, ou melhor: novidade; o frescor de um território linguístico-semântico inexplorado, por isso mais facilmente percebido.

Porém, ainda assim, as incorreções teimam em escapar, como a areia que escorre por entre nossos dedos.

Isso deixa qualquer escritor muito, mas muuuuuito chateado mesmo, ainda mais iniciante como eu.

Outro dia, dividindo essa minha angústia com uma grande escritora, ela me disse: – Olha, para um livro ficar afinado mesmo, só lá pela segunda ou terceira edição!

Ai, ai, então, já viram, né? Terei de vender muitos exemplares do mesmo livro, ainda, para superar a minha frustração de não ver um texto perfeito, ou quase.

Para finalizar, deixo as fotos da noite de autógrafos de meu livro.

Abraço e até o próximo post!

O boneco Pedro Henrique, protagonista da história

Sessão de autógrafos do livro ” O Mistério do Carimbo Mágico”

No detalhe, Guilherme Pech, produtor do booktrailer de meu livro, com sua família

Sessão de autógrafos do livro ” O mistério do Carimbo Mágico”

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>