Meu último texto acadêmico…

26/03/2018 10h20 - Atualizado 26/03/2018 10h26

Há dois anos ganhei um curso da Unicamp (Lantec) por ter sido considerada uma professora inovadora, devido a um trabalho que realizei com meus alunos da Unisinos, universidade onde atuei por 16 anos. O trabalho que me garantiu o prêmio foi uma releitura das categorias de coerência de Charolles- os alunos da faculdade de Comunicação deveriam captar, com seus celulares, imagens dessas metarregras: repetição, contradição, progressão, relação– ou criar cenas que as representassem. Minha disciplina era Língua Portuguesa e, dessa forma, procurei evidenciar que categorias pensadas para textos escritos poderiam ser encontradas em textos não verbais; ao mesmo tempo, fazer uso de uma tecnologia que mobilizava tanto os alunos e tornar as aulas normalmente enfadonhas de português em algo mais divertido. O curso terminou no ano passado e escrevi um artigo sobre minhas reflexões em torno do tema norteador ( tecnologias e educação). Ele foi publicado num e-book, junto com os artigos de meus colegas. Talvez tenha sido meu último texto acadêmico, depois de um mestrado e um doutorado, e muitos artigos publicados por aí, agora que namoro mais seriamente com a literatura. Isso tem sido um grande desafio, já que toda a vida escrevi textos técnicos. Estou aprendendo a ser escritora e estou apaixonada por esse movimento.

Compartilho com vocês o e-book, esperando contribuir, de alguma forma, com aqueles que se preocupam com a educação e a forma como as tecnologias digitais de informação e comunicação podem auxiliar nesse processo.

Meu artigo está na página 16.livro lantec.2018

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>