Prêmio Viva Leitura

30/10/2017 15h03 - Atualizado 09/11/2017 16h14

Por três anos coordenei, numa escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, o projeto Pacto pela Leitura, Formação de Pais Leitores, cujo objetivo era ensinar aos pais ( mãe e pais) a como ler para os filhos em idade de início de escolarização. Mas, como assim, ensinar os pais a lerem? Por mais incrível que isso possa parecer, muitas crianças nesses contextos de vulnerabilidade social, chegam sem nunca terem tido contato com um único livro sequer; nem ao menos com os clássicos da literatura infantil, como o Patinho Feio, por exemplo. Atuo na biblioteca dessa escola há muitos anos e observo,especialmente nas turmas de Jardim, o quanto o livro é um objeto estranho para as crianças. Então, em 2014, eu e outra colega, profª Sandra Holleben, decidimos começar esse projeto, capacitando pais da comunidade escolar a serem leitores para seus filhos. Foi uma experiência incrível, que nos rendeu o Prêmio Viva Leitura 2016, Categoria Escola Promotora de Leitura, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura.

Este anon(20170, devido a problemas com a administração de nossa Prefeitura, tivemos de interromper as ações de nosso projeto. Mas sigo firme no propósito de continuar disseminando as ideias e o aprendizado que tive com as famílias e crianças coma as quais convivi e ainda convivo por conta desse trabalho.

Para saber mais sobre esse projeto, você pode acessar o link abaixo.

https://www.facebook.com/babadosliterarios/videos/1386187941409500/

 

Eu e minha colega Sandra no dia da premiação em Brasília

Premiados junto com Volnei Canônica, Ex- Secretário Executivo do MinC

 

 

 

O momento da homenagem na escola- nós, pais e alunos

 

Pais participantes do projeto são homenageados

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>